Contra a invasão do betão, pela qualidade de vida de quem vive no nosso Concelho !

15
Abr 07

Varges.jpg  Manuel Varges, destacado militante do PS e presidente da Câmara de Odivelas desde a constituição deste concelho em 2002, vai assumir uma das vice-presidências da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo.



Deste modo, o ex-deputado socialista, que irá ganhar cerca de quatro mil euros naquele organismo público, é mais uma colocação de militantes do PS em cargos públicos, depois de o Governo de José Sócrates já ter nomeado o ex-eurodeputado socialista Carlos Lage para a CCRD Norte.

Ao que o CM apurou, Manuel Varges, que não se recandidata à presidência da autarquia nas eleições de 9 de Outubro, vai substituir Fernando Ferreira, representante do PSD naquele organismo. Com esta ‘transferência’ do presidente da Câmara de Odivelas para a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, o PS fica com, pelo menos, dois militantes na equipa directiva deste organismo: Manuel Varges e o presidente Fonseca Ferreira, que já presidia a anterior equipa directiva. Uma das outras vice-presidências é ocupada por Fernanda do Carmo, que já trabalhou com José Sócrates e substituiu Catarina Cottinelli.

Nas últimas duas semanas, o ministro do Ambiente, que tutela as CCDR, introduziu alterações nas equipas destes vários organismos. Ao que o CM apurou, as escolhas dos membros das CCDR, apesar de serem da responsabilidade de Francisco Nunes Correia, um independente que o primeiro-ministro José Sócrates convidou para o Executivo, foram articuladas com António Costa. Tudo porque o ministro da Administração Interna, através de Eduardo Cabrita, secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, tutela a Direcção Regional das Autarquias Locais.

O gabinete da presidência da Câmara de Odivelas “desconhece em absoluto” a ida de Manuel Varges para a vice-presidência da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo. E garante que “o presidente estará em exercício até ao final do mandato”. De facto, Manuel Varges deverá assumir o novo cargo público na terceira semana de Outubro, depois da publicação dos resultados eleitorais das eleições autárquicas de 9 de Outubro. Depois de ter liderado a criação do concelho de Odivelas, o actual presidente da Câmara preferiu não se recandidatar ao cargo.

DETALHES

LEGISLAÇÃO ALTERADA

Em Maio de 2003, o Governo de Durão Barroso aprovou o decreto-lei 104, de 23 de Maio, onde era estipulado que a presidência das comissões de coordenação de desenvolvimento regional era feita através de eleição. O Governo PS alterou este diploma, passando a equipa das CCDR a ser nomeada pelo Governo.

CCDR NORTE

Carlos Lage, ex-eurodeputado do PS, assumiu recentemente a presidência da CCDR Norte. As vice-presidências são ocupadas por Ricardo Magalhães, José Manuel Gaspar Martins e Alfredo Manuel Pires Simões.

CCDR ALGARVE

Campos Cruz mantém-se como presidente da CCDR Algarve. Catarina Cruz é uma das vice-presidentes.

PERFIL

Manuel Porfírio Varges é um dos principais responsáveis, senão mesmo o principal, pela criação do concelho de Odivelas. Deputado pelo PS na década de 90, Manuel Varges assumiu a presidência da Comissão Instaladora do Município de Odivelas (CIMO), em 20 de Janeiro de 1999, quando o então ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território, João Cravinho, dá posse à dita comissão. Depois de três anos de administração, a CIMO cessa funções. Vencedor nas primeiras eleições autárquicas no concelho, realizadas em Dezembro de 2001, Varges toma posse como presidente, no dia 4 de Janeiro de 2002.</aux></texto>

Correio da Manhã (20.09.05) / António Sérgio Azenha com S.R.
publicado por antonio ribeiro às 10:31

Abril 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


arquivos
2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO